terça-feira, 28 de abril de 2009

A Geografia não é mais a mesma. Ainda bem!

O ensino da geografia passou há pouco tempo por uma fase de intensas reformulações e criticas. Mas não há nenhuma dúvida de que um sistema escolar renovado e apropriado deve levar em conta a “compreensão do espaço e tempo”, a valorização dos territórios locais e globais, a expansão dos direitos humanos, a necessidade de aprender a conviver com as pessoas e também a questão ambiental.
Com isso foram acrescentados novos temas onde conhecer o mundo em que vivemos, identificar e analisar as relações entre sociedade e natureza, refletir sobre os temas urbanos, rurais e étnicos, foram mais bem compreendidos e estudados.
Nesse processo de etapas criticas os professores também tiveram que se adaptar para essas transformações. Foram também de grande importância as ferramentas e tecnologias geográficas, onde os computadores se transformaram em um instrumento de grande utilidade na geografia, pois através deles é possível se localizar muitos lugares, áreas de queimadas, desmatamentos, etc.
Através dessas intensas reformulações e criticas surgiram vários componentes que não existiam antes, como: uma interação de homem e meio ambiente; pesquisas avançadas; adaptação à nova tecnologia; incentivo na resolução de problemas; observação por meio de trabalho de campo; enfim, a geografia que antes se constituía basicamente na memorização, hoje se consiste em aprendizado e na resolução geográfica de problemas no “mundo real”.
A geografia não é mais a mesma. Ainda bem, pois quem tende a ganhar com isso, somos todos nós, construindo um espaço cada vez melhor para todos.

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